A energia elétrica solar é uma fonte de energia praticamente inesgotável, mas que ainda não se popularizou no Brasil. Também chamada de energia fotovoltaica, a energia elétrica solar é considerada uma energia limpa. Isso porque sua produção não emite poluentes no meio ambiente – ou seja, ela ainda ajuda na redução do efeito estufa.
Ótimo, não é mesmo? Mas ainda há várias outras curiosidades sobre energia elétrica solar que vale a pena saber.Veja a seguir:
– Energia solar fotovoltaica é a energia obtida através da conversão direta da luz solar em eletricidade através de um efeito chamado fotovoltaico
– Essa modalidade de energia é utilizada pela NASA: nas estações espaciais, a única forma de energia que eles utilizam é a solar. Por isso que em documentários e filmes vemos aquelas placas enormes ao lado de satélites e estações.
O programa espacial deu a esta tecnologia sua primeira e maior aplicação: 1958 – o satélite americano Vanguard levou ao espaço módulos de pequena área para fornecer energia ao seu sistema de comunicação.
– Ganhou força com a crise do petróleo: tanto a energia solar quanto a eólica (através de ventos) ganharam força na década de 70, quando a energia obtida através de meios fósseis mostrou-se frágil e finita.
– Instalação e manutenção simples: tudo isso parece algo super complicado de se ter em casa? Os equipamentos são fáceis de instalar, levam de 2 a 3 dias. E acredite, duram cerca de 25 anos com as manutenções corretas.
– Existe uma competição chamada World Solar Challenge, na qual os competidores criam carros movidos à energia solar e precisam percorrer mais de 3.000 km em deserto australiano.
A energia solar elétrica tem tudo para ser viabilizada. Já existem projetos no mundo todo em larga escala para fornecer esta energia limpa e inesgotável.
Um projeto chamado Desertec pretende utilizar os desertos inabitáveis do norte da África para criar uma rede de energia solar, a qual poderia abastecer o continente da África e da Europa.
Incrível, não é mesmo? A energia solar elétrica pode existir em residências comuns. Procure uma empresa especializada no assunto. Apesar de ser um investimento alto, a economia nas contas fará a família toda ter um retorno rápido e ainda um estilo de vida mais sustentável.