No Brasil, o uso de energia solar fotovoltaica vem crescendo cada dia mais e isso acontece por várias razões. Existe uma preocupação frequente com o meio ambiente, a falta de certas fontes não renováveis e o racionamento que a energia solar pode criar.
O progresso tecnológico e a elaboração de decretos normativos provocaram o aumento da utilização de energia solar em diversos ambientes, inclusive o empresarial e o residencial. Atualmente, a maioria das pessoas gostariam de ter acesso aos aparelhos que possibilitam a utilização dessa fonte renovável de energia.
A partir disso, foi possível destacar as principais vantagens na utilização da energia solar fotovoltaica pelas empresas e residências:
1) Incentivos governamentais
Compete à ANEEL, fundamentalmente, exercer a regulação e fiscalização sobre a geração, transmissão, comercialização e distribuição de energia elétrica, buscando harmonizar os interesses do Estado, dos agentes e dos consumidores.
No exercício das suas competências legais, portanto, a Agência promoveu a Consulta Pública nº 15/2010 (de 10 de setembro a 9 de novembro de 2010) e a Audiência Pública nº 42/2011 (de 11 de agosto a 14 de outubro de 2011), as quais foram instauradas com o objetivo de debater os dispositivos legais que tratam da conexão de geração distribuída de pequeno porte na rede de distribuição.
Como resultado desse processo de consulta e participação pública na regulamentação do setor elétrico, a Resolução Normativa nº 482, de 17 de abril de 2012, estabeleceu as condições gerais para o acesso de micro e minigeração distribuída aos sistemas de distribuição de energia elétrica, e criou o sistema de compensação de energia elétrica correspondente.
2) Sustentabilidade ambiental
Essa é a vantagem principal da energia solar. A princípio, ela diminui o uso das demais fontes de energia, como o gás e a elétrica.
A energia solar apresenta um impacto extremamente baixo sobre o meio ambiente, uma vez que não possui eliminação de poluentes.
3) Racionamento de recursos
O racionamento de recursos está vinculado não somente aos recursos ambientais, como petróleo, gás natural e eletricidade, mas à redução dos gastos com eletricidade. A aplicação inicial na aquisição de aparelhos para obter energia solar é paga através da economia produzida no futuro, além dos custos baixos de manutenção. É importante lembrar que a validade vida útil dos painéis solares é de 40 anos em média.
4) Fácil instalação
A instalação do complexo de obtenção de energia solar é rápida e fácil, por isso é conhecida como plug-and-play, “conectar e usar” em português. A instalação acomete pouquíssimo o sistema elétrico que já existe no estabelecimento.
Entre em contato agora mesmo com os especialistas da Solar Brasil. Vamos começar?