Continuando nossa série de perguntas e respostas sobre energia solar, hoje temos perguntas sobre bombas, off-grid e geladeiras. Para mandar sua pergunta, envie em nosso Instagram ou YouTube.
Você acha interessante usar filtro na bomba Shurflo?
Sim, acho muito interessante e recomendo muito. As bombas de diafragma não são feitas para trabalhar com líquidos que contenham partículas sólidas. Assim, o filtro ajuda a não danificar o diafragma, aumentando a durabilidade e diminuindo o desgaste da bomba.
Vale a pena colocar banco de baterias para sistemas de bombeamento de água solar?
Não, pois é muito mais vantajoso armazenar água no reservatório (caixa d’ água) do que energia no banco de baterias. Por esta razão, faça o dimensionamento baseado na vazão que você precisa ao longo das 24 horas para projetar uma bomba solar que te dê esta vazão durante o dia, sem que você precise de um banco de baterias.
Tenho um sistema isolado e uso baterias. Recentemente a rede da distribuidora chegou aqui. Posso usar o mesmo inversor para fazer o sistema conectado à rede?
Não, não faça isso! Os inversores off-grid não sincronizam com a rede da distribuidora. O inversor para conexão à rede funciona de outra forma, são tecnologias e utilizações totalmente distintas.
Tenho uma geladeira 240 litros e quero ligar o inversor diretamente na placa solar para funcionar a geladeira. Posso ligar os pólos positivo e negativo direto na placa solar?
Não, neste caso você precisa dimensionar um sistema off-grid completo com placa solar, controlador de carga, bateria e inversor. As placas solares tem muita variação de tensão ao longo do dia e não suportam os picos de partida da geladeira. Por favor, nunca faça isso!
Veja a série de vídeos em que eu falo sobre geladeiras com sistemas de energia solar.
Confira as respostas em vídeo: