Em nossos posts anteriores falamos sobre as bombas d´água de diafragma – motores de corrente contínua de superfície flutuante e submersas, bombas d’água Anauger solar e Bobas Grundfos, se você perdeu acesse: https://www.solarbrasil.com.br/blog/caracteristicas-de-alguns-modelos-de-bombas-d-agua-utilizadas-em-sistemas-de-energia-solar-fotovoltaico-parte-i e https://www.solarbrasil.com.br/blog/caracteristicas-de-alguns-modelos-de-bombas-d-agua-utilizadas-em-sistemas-de-energia-solar-fotovoltaico-parte-i
No post de hoje falaremos sobre as bombas d’ água, bombas helicoidais e centrífugas e inversores capazes de tornar bombas trifásicas de corrente alternada em bombas para uso em sistemas de energia solar fotovoltaica.
4.2-) Sistemas de bombeamento de água solar Solartech:
O Sistema de bombeamento de água solar Solartech consiste em um inversor de bombeamento solar, uma bomba d’ água e arranjo solar fotovoltaico. Dispensa o uso de baterias.
A operação do sistema de bombeamento de água solar Solartech conduz a bomba diretamente sem uso de baterias, isso reduz custos de instalação, operação e manutenção do sistema.
O arranjo solar consiste em vários painéis solares conectados em série / paralelo, fornecendo energia para todo o sistema.
O inversor monitora e controla a operação do sistema, conduzindo a bomba, convertendo a energia de corrente contínua produzida pelos módulos solares em energia de corrente alternada, este inversor utiliza a tecnologia MPPT (rastreador do ponto de máxima potência) para ajustar a frequência de saída de acordo com a radiação solar em tempo real para que o sistema funcione sempre com a melhor eficiência possível. Vários tipos de bombas podem ser utilizadas de acordo com o requisito do projeto e ambiente de instalação. Alguns modelos de inversores aceitam além da alimentação solar fotovoltaica, grupo gerador e rede elétrica convencional.
Os sistemas de bombeamento de água solar Solaterch cotam com produtos (bombas de 0,5 kW a 55kW) que atendem alturas manométricas diversas, o arranjo solar fotovoltaico pode variar de 3 a 320 módulos solares fotovoltaicos , de acordo com a especificação do sistema.
4.2.1-) SISTEMAS EM CORRENTE CONTÍNUA:
São motores de corrente contínua de 500 a 1800W de imã permanente, sem escovas e refrigerados a água, sensor de nível de poço para evitar trabalho do motora seco, inversor com função MPPT que garante rastreamento do arranjo fotovoltaico em máxima potência, reduzindo a quantidade de módulos solares na aplicação. Sistema é composto por bomba corrente contínua, inversor e arranjo solar fotovoltaico.
4.2.2 -) SISTEMAS EM CORRENTE ALTERNADA PB-G2(A) 750W-18KW
Além disso , possui uma linha de inversores híbridos que são compatíveis com bombas submersíveis, bombas de superfície, bombas de piscina que utilizam motores de indução trifásicos 220Vca ou 380Vca de 0,75kW a 18,5kW. Estes inversores possuem MPPT embutido garantindo algoritmo de rastreamento de potência máxima dinâmico, resposta rápida e boa estabilidade, com eficiência de 99%.
Partida soft-start, múltiplas correntes de entrada que pode implementar a função combinadora solar fotovoltaica, circuito anti-reverso em cada cordão de entrada.
Os inversores possuem display LCD, interface amigável e informações de exibição úteis, suporte opcional de rede/ diesel o que permite que o sistema trabalhe dia e noite, reconhecimento inteligente de tensão de entrada, operação automática sem depuração manual dos parâmetros de tensão , possui interface opcional RS485/GPRS para implementar o monitoramento remoto do sistema.
Os sistemas de bombeamento de água solar utilizando as bombas Solartech tem custo de investimento que varia de baixo a alto de acordo com as características do projeto.
Ficou interessado? Solicite informações: solar@solarbrasil.com.br
Quer saber mais? Fique ligado nos próximos posts.
Achou interessante? Consulte as nossas soluções em bombeamento de água solar e surpreenda-se. https://www.solarbrasil.com.br/produtos/bombas-d-agua
Solar Brasil – ajudando você a transformar a luz do sol em eletricidade.
Não Perca!