Você já sabe que investir em energia solar fotovoltaica é uma das melhores opções para reduzir os gastos mensais com contas de luz, abastecer localidades isoladas, resolver problemas de energia aonde a rede de distribuição está longe, etc, mas será que conhece todas as utilizações e aplicações deste tipo de energia renovável? Quais são os passos necessários para implantar um sistema solar fotovoltaico?
Neste artigo falaremos sobre como planejar seus próximos passos para implantação de um sistema solar fotovoltaico off-grid e quais são os benefícios mais visíveis deste uso.
Sistemas de energia solar fotovoltaica
Transformar as radiações solares em eletricidade foi um dos grandes avanços da sociedade que passou a usar uma energia renovável, infindável e totalmente limpa, que não agride ao meio ambiente, como fonte de abastecimento elétrico.
Os sistemas solares fotovoltaicos podem esta ser aplicada a diversos contextos.
Entre as utilizações mais comuns da energia solar fotovoltaica off-grid, destacam-se:
- Eletrificação residencial rural;
- Eletrificação em comunidades isoladas;
- Estações de repetidoras e rádio
- Carregamento de baterias;
- Suprimento de eletricidade em empresas – sistemas de back-up;
- Torres de telecomunicações;
- Canteiros de obras;
- Bombeamento de água;
- Eletrificação de cercas;
- Iluminação pública;
- Sistemas de emergência;
- Postos de saúde em locais isolados;
- Proteção catódica;
- Sistemas de medições e monitoramentos remotos;
- Sistemas de segurança;
- Postos de call box
- Motorhomes
- Náutica e embarcações;
- Outros.
Em que você quer, ou precisa, aplicar a energia solar? Vale lembrar que em alguns casos esta é a única opção de abastecimento elétrico devido a locais remotos cuja rede convencional não consegue chegar. É o caso dos sistemas off-grid, autônomos e isolados que permitem armazenamento da energia.
Veja quais são os próximos passos para uma correta implantação do sistema solar fotovoltaico off-grid.
03 passos para implantar um sistema solar fotovoltaico
1.Dimensionamento do sistema
Antes de orçar um sistema solar fotovoltaico é preciso determinar exatamente quais serão as suas aplicações. Quais aparelhos, por exemplo, este sistema deverá abastecer?
Essa avaliação preliminar deve levar em conta absolutamente tudo que requer energia. Numa casa, por exemplo, TVs, micro-ondas, carregadores de celular, computadores e todos os demais aparelhos devem ser somados.
Este dimensionamento deve ser o primeiro passo, pois permitirá uma escolha mais precisa sobre o tamanho do sistema de energia solar, garantindo que este fornecimento não seja interrompido mesmo durante a noite ou em dias nublados.
2. Componentes do sistema solar fotovoltaico
O sistema solar fotovoltaico é composto por 04 partes. São elas:
- Placas solares, conhecidos também como painéis solares, responsáveis por capturar as radiações solares e convertê-las em energia elétrica;
- Controlador solar, que evitam as sobrecargas e descargas da bateria;
- Inversores solares, que trabalham na transformação da corrente contínua (CC) em concorrente alternada (AC);
- Baterias solares, que possibilitam o armazenamento de energia para consumo em momentos impróprios para geração.
O dimensionamento, feito no primeiro passo, determinará a quantidade e a potência dos painéis solares e ditará, ainda, a capacidade do banco de baterias bateria, tipo de controlador de carga e potência dos inversores.
3. Investimento e retorno
Em mãos dos passos anteriores, é hora de investir no melhor sistema!
Apesar de este investimento parecer alto, a relação custo x benefício é atrativa e viabiliza a implantação.
A vida útil do sistema é costumeiramente superior a 20 anos e o retorno do que foi investido pode ser visto no decorrer dos anos.
Ainda em dúvida sobre os sistemas de energia solar fotovoltaica? Quer fazer um orçamento para abastecimento elétrico da sua casa? Entre em contato com a Solar Brasil e tenha mais informações.