Continuando nossa série de perguntas e respostas sobre energia solar, hoje temos perguntas sobre Controladores de Carga PWM e MPPT. Para mandar sua pergunta, entre em contato por nosso Instagram ou YouTube.
Por que o controlador de carga corta a saída de carga com 11,5V?
Esse é um sistema do controlador de carga para preservar a os 20% da bateria. Com esta tensão de 11,5V já se atingiu os 80% de profundidade de descarga da bateria. Assim o controlador de carga corta a saída para proteger a bateria, prolongando sua vida útil.
Por que você condena controladores de cargas “baratos”?
Porque muitas vezes o barato sai caro… Pense que o controlador de carga protege o componente mais caro do sistema off-grid — que é a bateria. Por esta razão, insisto em falar em produtos de boa qualidade, pois o prejuízo pode ser muito maior do que a economia. Faça valer o seu investimento!
Qual sua preferência, controladores PWM ou MPPT?
Depende de sua aplicação e de seu bolso e da sua necessidade.
Por exemplo: Um sistema pequeno de 1 placa solar na maior parte das vezes não justifica o custo de um controlador MPPT. Contudo, se este mesmo sistema pequeno for para um motorhome que você precisa otimizar a geração da placa solar, aí vale a pena investir em um MPPT.
Com tantas ofertas de controlador de carga no mercado, devo comprar um controlador com saída de corrente contínua ou posso comprar um controlador sem a saída de corrente contínua?
Depende da aplicação. Se você for utilizar cargas de corrente contínua, é bom que se tenha um controlador com saída de corrente contínua, porque neste caso o controlador vai controlar a carga e a descarga do banco de baterias.
Agora, se na sua aplicação você só tiver cargas em corrente alternada e for utilizar inversor, não há necessidade de se ter um controlador de carga com saída de corrente contínua.
Acompanhe as respostas completas em vídeo:
1 comentário