O Brasil é um país propício para gerar energia solar fotovoltaica. Seu território, tropical e com muita incidência solar, dispõe de um gigantesco potencial para implantação de medidas que visem à utilização de energias renováveis para abastecimento elétrico, impactando menos no meio ambiente e, também, contribuindo com a retenção de gastos para os cidadãos.
No setor rural, a utilização de sistemas solares fotovoltaicos off-grid, que são autônomos e isolados, é ainda mais vantajosa e tem se mostrado como a solução ideal para o fornecimento de eletricidade principalmente em locais remotos e distantes.
Por não ter ligação direta com a rede elétrica de abastecimento, é a melhor opção para quem precisa de energia e não encontra suporte nos meios convencionais.
Além disso, são muitas as formas de utilização da energia solar fotovoltaica na zona rural. Neste artigo, elencamos as principais aplicações do sistema off-grid neste meio. Veja:
5 principais utilizações da energia solar fotovoltaica na zona rural
1. Residências
O sistema solar fotovoltaico pode armazenar energia para o abastecimento das mais diversas cargas de uma casa, por exemplo: uso de lâmpadas, televisores, geladeiras, ventiladores, etc.
Para tal aplicação é muito comum que os painéis solares sejam instalados nos telhados das residências.
No sistema isolado, para não correr o risco de interrupção no fornecimento, utiliza-se as baterias para armazenamento das cargas elétricas a serem utilizadas durante a noite ou em dias nublados.
Lembre-se o sucesso do sistema depende do correto dimensionamento das cargas e do uso adequado do mesmo.
2. Bombeamento de água
No meio rural é bastante comum que exista a necessidade bombeamento de água, seja para casas, pequenos vilarejos e comunidades e o uso da energia solar fotovoltaica é indicado para tal fornecimento.
A água, bombeada em pequenas vazões, é também utilizada para irrigar plantações e hidratar animais nas fazendas.
O sistema solar fotovoltaico contribui na captura da água em fontes superficiais e poços freáticos.
3. Eletrificação de cercas
Outra aplicação bastante comum na zona rural é o uso da energia solar fotovoltaica para eletrificação de cercas, utilizadas tanto para proteção de gado e outras criações quanto para a própria segurança da propriedade.
O funcionamento dessas cercas é bem simples e converte a energia em corrente elétrica que, apesar de assustar os animais, não os fere nem causa prejuízos.
4. Iluminação
A utilização do sistema solar fotovoltaico off-grid contribui, ainda, com a iluminação de ambientes externos e internos.
O uso, em conjunto com lâmpadas fluorescentes compactas e tecnologia led, gera uma maior eficiência, que ilumina de modo bastante adequado, sem elevados investimentos.
5. Dessalinização
Uma aplicação diferenciada para o sistema solar fotovoltaico e pouco conhecida é na utilização nos processos de dessalinização, que é a prática de retirar da água todos os sais que a tornam insalubres a saúde humana.
Através da energia solar este procedimento torna-se menos custoso e muito mais viável na zona rural.
Energia solar fotovoltaica – A melhor escolha para a zona rural
Muitas fazendas já estão utilizando de sistemas solares fotovoltaicos para produção de energia elétrica, uma energia renovável e nada prejudicial para a natureza.
Para saber o custo deste investimento é necessário, primeiro, dimensionar a necessidade do sistema. Quanta energia você precisa para suprir todas as demandas e aplicações?
Tire todas as dúvidas entrando em contato e invista na energia solar fotovoltaica já!