Você já deve ter ouvido falar em módulo solar half-cell, mas você sabe o que é? Quais as diferenças em relação ao módulo solar tradicional full-cell?
Os módulos fotovoltaicos tradicionais comumente encontrados no mercado são compostos por células solares inteiras (full – cell) podendo ser quadradas ou retangulares.
Vários fabricantes estão oferecendo ao mercado a tecnologia half-cell, ou seja, módulos fotovoltaicos compostos por células solares retangulares cortadas ao meio (geralmente 144 células), com aproximadamente as mesmas dimensões dos módulos solares tradicionais 72 células.
Didaticamente explicando, as células cortadas ao meio são agrupadas em 2 conjuntos paralelos dentro do módulo, cada um com 72 meias células em série, o que faz com que a tensão e a corrente total obtidas nos terminais do módulo sejam compatíveis com o módulo tradicional. É como se tivéssemos 1 módulo solar dividido em 2 metades (2 circuitos).
As características elétricas e mecânicas de ambos são muito parecidas, contudo o módulo haf-cell veio com uma proposta de melhora de desempenho e maior durabilidade:
1) Células menores experimentam tensões mecânicas reduzidas, menor chance de rachaduras.
2) Uma vez a célula cortada ao meio, tem a sua corrente da célula reduzida a metade, reduzindo assim as perdas ôhmicas, melhora a dissipação de calor de forma global, reduzindo também a formação de hot-spots advindo de corrente reversa e aumentando a eficiência de conversão das células.
3) Os módulos half-cell tem 3 caixas de junção no centro que abrigam os diodos de by-pass, dividindo-os em 2 circuitos elétricos distintos e que trabalham de forma independente, assim qualquer efeito de sombra ou hot-spots, só afeta uma parte do módulo
1 comentário