Estou montando um sistema off-grid para uma propriedade rural. Minha dúvida é: devo usar um único inversor grande ou subdivido as cargas?
(Pergunta feita por Maria Eduarda)
Eu pessoalmente prefiro subdividir não só os inversores como também os sistemas, pois fica mais fácil identificar problemas. Caso algum sistema pare, os outros permanecem ativos.
Onde posso encontrar um inversor off-grid 5000W 12V para 110V?
(Pergunta feita por Olavo)
Vai ser difícil achar um inversor de 5000W com esta tensão de entrada de 12V. Geralmente inversores com entrada 12V vão até 2000W. Acima desta potência geralmente eles são em 24V ou 48V — isso devido às altas correntes demandadas.
Inversor de onda modificada funciona?
Dependendo de qual carga você quer usar. O segredo do inversor é um bom dimensionamento, como tudo no sistema off-grid. A escolha do inversor adequado vai depender das suas cargas de consumo, da tensão de entrada e da tensão de saída, e das orientações do fabricante descritas no manual de instalação.
Assim, os inversores de onda senoidal pura garantem que o equipamento seja alimentado pela energia para qual foi projetado, que é a senoidal. Ou seja, este tipo de inversor pode tocar qualquer aparelho CA ou motor, dentro da sua faixa de potência. Enquanto que os inversores de onda senoidal modificada, que tem uma melhor relação custo benefício, podem alimentar quase todos os tipos de consumo, embora não recomendados para eletrônicos delicados e cargas indutivas como motores.
Por que não posso ligar o inversor na saída do controlador de carga?
Geralmente os controladores de carga tem saída de corrente limitada, ou seja, os controladores de carga não têm capacidade de atender a demanda de corrente do inversor, principalmente quando houver um pico de partida.
Por exemplo, imagine que você esteja usando um controlador de carga de 40A, com saída de carga máxima de 40A e esteja utilizando um inversor de 1000W. Este inversor, em um dado momento, sem considerar o surto que ele pode suportar (que seria o dobro, ou seja 2000W), facilmente pode demandar 83A, o que o controlador de carga não suportaria.
Para maiores dúvidas, venha conferir nosso vídeo no YouTube: